Perguntas ao Departamento de Cadastro de Médicos

Perguntas ao Departamento de Cadastro de Médicos

 1) Quais os documentos necessários para fazer a inscrição?

Resposta: Diploma original ou declaração de colação de grau na universidade onde concluiu o curso de medicina. Original e a cópia da carteira de identidade e CPF; Título de Eleitor; Documento Militar e comprovante de residência. Uma foto 3x4.

2) Paga alguma taxa?

Resposta: Sim. São três taxas no valor de R$ 92,00 (Noventa e dois reais). Uma para inscrição, uma para cédula de identidade médica e a outra para carteira profissional do médico. A anuidade também deve ser paga, porém tem um valor proporcional de acordo com o mês da inscrição.    

3) Quais os tipos de inscrições?

Resposta: Primeira inscrição: É a que o médico faz logo após a formatura. A inscrição secundária é quando o médico irá manter mais de um CRM em aberto. A inscrição de transferência é aquela inscrição principal que passa a valer em outro Estado.  

4) O que é necessário para solicitar a inscrição por transferência ou inscrição secundária para outro Estado?

Resposta: A solicitação deve ser entregue por escrito através de um formulário padrão fornecido pelo CREMERN. É necessário está em dia com a anuidade do CREMERN, além de não responder processo ético profissional, não fazer parte de corpo clínico e não ser responsável técnico por nenhum estabelecimento. O formulário está também disponível no site: www.cremern.cfm.org.br

5) Em que prazo é entregue o número do CRM?

Resposta: O número do CRM é fornecido no mesmo dia da entrega dos documentos, com exceção de solicitação de inscrições de médicos formados no exterior.

6) O que é o visto provisório?

Resposta: É a concessão de um visto ou autorização temporária para o médico exercer a profissão em outro Estado e é válido por até 90 (noventa) dias. Para receber o visto é necessário apresentar a Carteira Profissional Médico e declaração que está em dia com o CRM de origem.

7) O que é o  Registro de Qualificação de Especialidade - RQE?      

Resposta: É o registro da especialidade ou área de atuação que o médico solicita pela primeira vez no quadro de especialista.

8) Quais os documentos necessários para requerer o RQE?

Reposta: Carteira Profissional Médico; Certificado da Residência Médica registrado pelo MEC ou Título de Especialista expedido pela Associação Médica Brasileira - AMB. É cobrada uma taxa de R$ 92,00 (Noventa e dois reais).

Perguntas mais frequentes ao Departamento de Cadastro de Médicos.